Dean Kaelin fala sobre o processo de gravação de BEGIN

13:26:00 Dri.BrAA 0 Comments

Boa tarde, pessoal.
Há um tempo atrás o site ArchueltaFanscene fez uma entrevista com Dean Kaelin, professor de canto de David há muito tempo, inclusive foi ele quem ajudou David a recuperar sua voz quando no começo da adolescência teve uma paralisia vocal, e ele nos disse um pouco sobre o processo de gravação do CD. Confiram.

David e Dean Kaelin em uma foto bem antiga
créditos: ArchuletaFanscene

Dean Kaelin que é o professor de canto há muito tempo de David foi gentil o bastante em responder minha pergunta sobre seu envolvimento com BEGIN. Aqui está um resumo de nossa conversa:

 “Sinto que não serei de muita ajuda com tudo isso, infelizmente. Kurt e John são ótimos e muito talentosos, então tenho certeza que o álbum vai ficar bom, mas eu ainda não ouvi a versão final. Meu único envolvimento realmente foi aquecer David e manter sua voz em forma durante todo o longo processo de gravação.”

Toda a parte de David no álbum foi finalizada nas duas últimas semanas antes dele ir a sua missão. Na verdade, até mesmo na segunda-feira antes dele ir, ele estava dando os últimos toques. Kurt Bestor e David selecionaram as músicas para gravar. Kurt montou alguns arranjos rápidos de modo que teria algo para David cantar. Depois David cantou todas as músicas. Antes de ele ir, Kurt e John terminaram os arranjos e orquestrações, mixaram e masterizaram-lo e a Deseret Book uniu a arte, a duplicação do CD e o marketing.

Da parte de David, ele fez um trabalho incrível. Na sessão de gravação eu assisti David cantar a música quatro ou cinco vezes de modo que Kurt pudesse ter diferentes tomadas para escolher.

Eu sinto que qualquer uma dessas tomadas poderia ter sido usada para a versão final. O tom, a interpretação, as notas e o controle de David estavam tão bons que cada tomada parecia que estava pronta para ir ao álbum. Isso é EXTREMAMENTE raro no mundo da música atualmente. A maioria dos cantores fazem várias vezes uma sessão tentando obter algo próximo disso, depois os engenheiros usam ferramentas eletrônicas para afinar a voz e fazer soar bem. A verdade é que David fez isso tão rápido que vai definitivamente dar ao CD um ar mais “ao vivo” e um sentimento verdadeiro. O álbum não foi “fabricado” e aperfeiçoado por aparelhos eletrônicos, mas os profundos sentimentos, a emoção, paixão e interpretação de David vieram de forma clara e natural. Estou bastante certo que seus fãs irão realmente gostar.

Dean Kaelin

Obs.: A música que Dean comentou que viu David gravando foi "Everybody Hurts" de R.E.M.


Para ler a entrevista original em inglês, clique aqui 

0 Archie Comentários: