De missionário para missionário

20:41:00 Br.A.A 0 Comments

Boa noite, pessoal.
Abaixo está um ótimo artigo escrito dias após David comunicarem aos seus fãs que estaria atuando como missionário mórmon durante dois anos. Apesar de já antigo, é em excelente artigo escrito por quem já foi um missionário. Leia o artigo traduzido abaixo ou clique aqui para ler em inglês.



 Pop star troca o palco por sessões de ensinamento bíblico em terra distante. 

Por: ALLISON POND
Dezembro 2011

  No show em Salt Lake City na semana passada o pop estar David Archuleta do American Idol fez um inesperado e emocionante anúncio. Depois de alguns anos escapando de perguntas sobre isso, ele revelou que estará servindo dois anos de missão para a Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, embora não tenha tornado público o lugar onde será enviado.

  Archuleta se juntará a mais de 52000 missionários mórmons servindo 340 missões, ou áreas geográficas, em todo o mundo. Oitenta por cento deles são jovens rapazes que começaram a servir aos 19 anos. O restante são na maioria mulheres de 21 anos ou mais, juntamente com um pequeno número de casais aposentados. Estima-se que cerca de um terço dos jovens rapazes missionários elegem-se para ser servir a missões. Para David Archuleta, 21 anos, a vida está para mudar consideravelmente. Ele irá trocar a vida de estrelato para o rigor de acordar todas as manhãs às 06h30, estudar as escrituras por algumas horas e, depois, trabalhar 10 horas por dia ensinando pessoas interessadas em suas casas e fazer parte de outros projetos comunitários antes de cair na cama, exausto. Ele também irá se juntar aos nomes de outros mórmons proeminentes que serviram missões, incluindo Mitt Romney (França) e John Huntsman (Taiwan), Ken Jennings (Espanha) e os atores Aaron Eckhart (Suíça) e Jon Heder (Japão)

.
  Os missionários servem às missões com seus próprios dinheiros, jurando não ao namoro, ao entretenimento e até mesmo à internet. Há, relativamente, pouca supervisão direta, pois possuem instruções rígidas e significativa autonomia. Eles trabalham aos pares, informando semanalmente por escrito ao presidente da missão, um homem mais velho chamado para servir um período de três anos. A vida de missionário nem sempre foi tão estruturada. Nos primeiros anos depois da igreja ter sido fundada em 1830, os missionários foram chamados de homens que deixavam famílias para trás ao partirem, por conta própria, a fim de espalharem sua nova fé.

  Os primeiros missionários ramificaram-se em Canadá, depois Grã – Bretanha e Escandinávia, convertendo dezenas de milhares de pessoas que imigravam para Utah na segunda metade do século 19. Até no início de 1900, a igreja começou a restringir suas chamadas para homens não casados e, às vezes, mulheres. Até 1950, alguns dos 3015 missionários foram chamados para 46 missões pelo mundo e a igreja começou a sistematizar o trabalho missionário, enfatizando o dever de todos os jovens mórmons para servir e estabelecer políticas, como um código de vestimenta formal. Em 1953, a igreja emitiu o primeiro conjunto oficial de lições para uso em todas as missões. Ao longo dos anos, novos materiais foram regularmente publicados culminando, em 2004, em “Preach My Gospel”, um manual que se afasta do conjunto de lições e fornece a missionários liberdade para personalizar instruções, instando-os a “seguir o espírito”.

  Esse esforço agressivo dos missionários rendeu frutos. Em 2010 a igreja relatou 272.814 convertidos em todo o mundo, ou cerca de cinco por missionário. Claro que o número de convertidos varia muito por missão. Um missionário na América do Sul pode esperar batizar regularmente, enquanto aqueles que estão na Europa são sortudos se contar com um convertido até o fim da missão.

  Os convertidos mais importantes para o mormonismo pode ser os próprios missionários. Estudos indicam que os missionários mantêm fortes níveis de atividade religiosa com mais de 80% deles frequentando serviços toda semana e pagando o dízimo para a igreja. Missionários também tendem a ter altos níveis educacionais e altas taxas de casamento.

  Não é surpresa que a experiência missionária deixa uma duradoura impressão nos jovens. Enquanto alguns voltam para casa depois de uma festa, um típico missionário pode estar tendo que engolir um nó na garganta enquanto está aterrorizado parado em uma porta nada familiar, mas ainda com esperanças. Ou ele pode estar de joelhos em um chão de terra ouvindo alguém rezar pela primeira vez, ou pulando fora da cama para se debruçarem em uma gramática francesa.

  Com os americanos hoje preocupando-se sobre a adolescência prolongada, particularmente entre os jovens rapazes, a experiência missionária Mórmon é uma anomalia radical. Isso força inexperientes rapazes e moças, alguns que acabaram de sair do ensino médio, a crescerem extraordinariamente rápido. Eles ministram, principalmente, entre as classes médias e baixas, onde se encontram dando conselhos matrimoniais, conversando com alguém sobre as fases de tristeza ou até mesmo liderando uma congregação. Eles lutam com suas próprias dúvidas e perguntas, cometem erros e experimentam a satisfação de ver vidas mudarem.

  Devido ao fato de ter sido o centro das atenções, David Archuleta já é mais maduro que a sua idade de 21 anos, mas a missão irá desafiar até mesmo ele. Irá coloca-lo na companhia de centenas de milhares de jovens que, no final de suas missões, têm a experiência, em primeira mão, com injunção bíblica de perderem suas vidas e, assim, encontrá-las.

Alisson Pond, editor associado de Deseret News em Salt Lake City, serviu como missionário mórmon Rostov-na-donu, Rússia.

Para quem tem curiosidade de saber como é a preparação de quem se candidata a ser um missionário mórmon pode visitar o site Preparação Missionária Mórmon que, aparentemente, é um blog escrito por quem já foi um missionário e lá tem muitas curiosidades como o que é CTM, que coisas eles podem levar e muito mais e tudo em português.


0 Archie Comentários: