Entrevista para Deseret News

16:54:00 Dri.BrAA 0 Comments

Confiram como David conseguiu receber a premiação máxima dos Escoteiros da América em mais uma bela entrevista onde temos a chance de conhecer um pouco mais sobre nosso ídolo.

Por Trent Toone, Deseret News SALT LAKE CITY – Faz um ano desde que David Archuleta foi o cantor que participor do concerto de Natal do Mormon Tabernacle Choir.

Usando uma blusa de frio e um cachecol, a estrela do “American Idol” de 20 anos estava na cidade semana passada para promover o lançamento desse concerto em CD e DVD, dando autógrafos, entrevistas para televisões e rádios e aproveitando o feriado de Ação de Graças com sua família antes de começar sua turnê de Natal.

Devorando um sanduiche de peru durante a entrevista, Archuleta descreveu o quanto honrado ele ficou por ter sido convidado para cantar no Mormon Tabernacle Choir o qual ele cresceu admirando.

“Foi uma experiência de outro mundo”, disse Archuleta. “Participar disso, cantar, estar lá...foi muito legal”.

Em dezembro de 2010 também tem sido especial para Archuleta por outro motivo. Foi no ano passado, entre os ensaios para o concerto com o coral, que o famoso jovem mórmon recebeu o prêmio Águia de Escoteiro (premiação máxima dos escoteiros americanos, válidos apenas para os garotos que demonstram espírito de escoteiro, obedece às leis, está a serviço e é líder).

“Estou tão feliz que fiz isso”, disse Archuleta. “Eu estava longe de ser o melhor escoteiro quando comecei. Não estava motivado com tudo, mas... depois eu voltei e tive isso. Estou realmente feliz que consegui.”

Archuleta dedica essa conquista para seu vizinho e ex-líder escoteiro de Murray, Cal Madsen, por tê-lo encorajado e ajudado –o a conquistar o posto mais alto para um jovem garoto no programa “Garotos Escoteiros da América”.

“Eu o paguei para falar isso”, Madsen disse dando risadas. “Ele foi o verdadeiro responsável por isso. Seu pai também o encorajou. Archuleta se propôs a terminar. Era algo que sempre quis fazer, mas com sua carreira e competições, ele não achava que conseguiria. Mas ele continuou e trabalhou duro o suficiente para terminar isso.”

Incrivelmente, Archuleta conseguiu seu posto no rank dos Escoteiros durante sua participação no “American Idol”. Um ano se passou com pouco progresso, mas depois Archuleta terminou suas obrigações – três medalhas de mérito e seu projeto de serviço – nos três dias antes de completar 18 anos em 2008.

Ele já havia cumprido os requisitos para o Agenciamento Pessoal, uma medalha de mérito que ajuda um escoteiro a aprender como adimistrar as finanças, e apenas precisava de uma assinatura de seu conselheiro. Sherry Madsen, esposa de Cal, assinou em sua medalha de American Cultures. A última medalha foi Fire Safety, que exigia um encontro com os bombeiros locais. Três dias antes do aniversário de Archuleta, Cal Madsen ligou para o Departamento de Bombeiros de Murray e contou que talvez demoraria uma semana para conseguir uma entrevista.

“Eu disse isso para um jovem chamado David Archuleta”, Madsen recorda. “Cerca de 10 minutos depois, eles ligaram e disseram que poderiam nos levar em 15 minutos na estação. David estava pronto e correu para se encontrar com sete bombeiros e mais o chefe. Todos eles queriam aquilo. Eles queriam convidar seus familiares, mas decidiram que não. Duas horas depois, nós términos.”

Assim como no projeto de serviço, Archuleta admitiu que realmente não tinha pensado nisso. Madsen ligou para o Parque de Recriação de Murray e disse que talvez demoraria uma ou duas semanas para chegar em um projeto adequado.

“Eu disse que sou um tipo apressado. Tinha um jovem que está a completar 18 anos e é David Archuleta. Ainda não tinha mencionado seu nome, quando ela disse, “Deixe-me ligar de volta,”,Madsen disse. “As pessoas foram maravilhosas”. Tudo o que tinha que fazer era mencionar seu nome e eles estavam pronto para ajudar em tudo que fosse preciso. Dez minutos depois, eles ligaram para dizer que tinham 180 árvores, arbustos e pequenos arbustos para plantar ao longo do Jordan River Parkway.”

Archuleta assumiu o controle e fez de tudo para que as árvores fossem plantadas um dia antes de seu aniversário. Mais de 20 pessoas ajudam, e o trabalho foi feito em menos de três horas.

“Nós tinhámos comprado as árvores e tinha uma área que precisava ter árvores plantadas, mas não tínhamos tempo ou funcionários que fizessem o trabalho”, disse Kim Sorensen, diretor do Parque de Recreação de Murray. “David fez um bom trabalho na organização de tudo isso e fez muito rápido. Nós também pudemos manter isso restrito. Foi incrível de ver.”

Apesar de ter conseguido sua premiação máxima, ele não recebeu o prêmio nos próximos dois anos por causa de suas turnês e viagens. Madsen não queria simplesmente entregar o prêmio nas mãos de Archuleta. Ele só precisava de 15 minutos e um grupo com familiares e amigos. Um dia em dezembro do ano passado, Madsen viu Archuleta jogando bolas de neve com sua família no lado de fora de sua casa. O Escoteiro veterano perguntou se Archuleta tinha 15 minutos para receber sua premiação máxima. Archuleta disse que em instantes ele teria que ensaiar para a turnê de Natal, mas que poderia receber no fim do dia, e então ele recebeu, com aproximadamente 20 pessoas presentes de sua família.

“Foi total influência do ótimo líder que tive”, Archuleta disse. “Cal, provavelmente, tem ajudado muitos escoteiros a conseguir sua premiação máxima, rapazes que não teria conseguido de outra forma. Eles apenas precisavam de alguém para acreditar neles, somente um pequeno empurrão. Ele é um ótimo vizinho”.

O cantor de cabelos escuros falou sobre uma infinidade de outros assuntos durante seus 25 minutos de entrevista com o Deseret News.

Archuleta, um membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos ´Últimos Dias, recentemente passou pelo Jordan River Utah Temple. Ele tem uma meta de ir ao templo com frequência.

“Foi muito especial,” ele disse. “Me deu uma nova perspectiva na vida.”

Quando perguntei se ele faria uma audição para o Mormon Tabernacle Choir, Archuleta questionou sua habilidade de leitura.

“Oh, cara. Meu problema é que não sou bom em ler partituras. Isso é realmente importante quando se está num coral”, ele disse. “Mas foi incrível cantar com eles.”

Archuleta disse que se apaixonou pela música com 6 anos quando ouviu pela primeira vez ”At the End of the Day”, uma música do grupo “Les Miserables”.

“Ter ouvido a melodia, a maneira que eles cantavam e se apresentavam, foi incrível e não conseguia me cansar disso, não pude parar de ver”, Archuleta disse. “Isso foi uma grande influência para mim e me apresentou o amor pela música.”

Quando ele está dirigindo sozinho em seu carro híbrido da Ford que ganhou no “American Idol”, ele gosta de cantar as tradicionais músicas de Natal e do Mormon Tabernacle Choir. A última vez que cantou em uma igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, foi no mês passado quando falava em uma reunião para algumas famílias de militares da igreja em Okinawa, no Japão.

Archuleta ama comida tailandesa, especialmente o fresh curry e o sorvete de coco no Simply Thai em Sandy.

Quando perguntei se ele participaria do programa “Dancing with the Stars”, ele “provavelmente se apresentaria realmente mal. Talvez se eu tivesse um bom instrutor”, ele diz, “seria interessante”.

Apesar do público talvez nunca saber disso, Archuleta ainda fica aterrorizado no palco, ele explica. Ele lembra que fez uma pequena oração para ter coragem e força de enfrentar o palco com 10 anos de idade.

“Você tem que perceber que o sentimento vai existir e você tem que trabalha-lo de alguma maneira,”, ele disse. “Não importa se esse sentimento vai embora, o que importa é fazer com que o sentimento passe. Você tem que aprender a disciplinar você mesmo.”

Quando as pessoas descobriram que ele é de Utah, a próxima pergunta, geralmente, é sobre a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. “É a primeira coisa que me perguntam”, Archuleta disse. “É legal quando as pessoas percebem que você faz um esforço para viver certos valores”.

Quando tem a oportunidade, Archuleta encoraja as pessoas a revelarem seus telentos musicais. Ele também gosta de desafiar os jovens da Igreja LDS a descobrirem o poder da boa música.

“O que aprendi é que a música afeta a maneira como você se sente”, ele disse. “Uma música pode mudar a vida de alguém.”

0 Archie Comentários: